ACOLHER E CELEBRAR O NATAL

 

natal-2015

Palhaços divertem Maria e o Menino – Aldo Carpi

NÃO TENHA MEDO (Mt 1,20): esta foi a mensagem do anjo a José, diante da dúvida de acolher Maria como sua esposa e o menino, Filho de Deus, gerado na ação do Espírito Santo, como seu filho adotivo. O medo é um caminho de duplo sentido: nos faz ser mais seguros, mas também, furta-nos oportunidades maravilhosas. O anjo, em sua mensagem, revestiu José de coragem e ternura paterna. O medo desenraizou-se de José porque ele teve a certeza que Deus o acompanhava. Celebre o natal em atitude de acolhida, receba em sua casa a graça de celebrar a vida da família de Nazaré.

DEU A ELE O NOME DE JESUS (Mt 1,25): o nome apresentado pelo anjo é acolhido por José para identificar o Filho de Deus. O menino é plenamente acolhido. Nomear é acolher. É dar a graça àquele que é pleno de Graça. A identidade do menino está consumada nas palavras do pai José: Yeshua – Deus Salva. O natal tem face, tem identidade, tem nome. Celebre o natal, celebre Jesus, o Filho de Deus, nosso Salvador.

E A ESTRELA, QUE TINHAM VISTO NO ORIENTE, IA ADIANTE DELES (Mt 2,9): o nascimento do menino Deus é acolhido por toda criação e criatura. A Estrela que guia os magos é o sinal de que o nascimento de Jesus põe novo rumo na história da humanidade. O caminho de todos os povos haverá de ser de luz. Não há o que temer, os caminhos propostos por Deus nos fazem chegar sempre ao seu próprio coração. A Luz irradia alegria aos corações humanos. Devolve a esperança e os faz partir sem receios, pois sabem que é Deus o ponto de partida e chegada.

AJOELHARAM-SE DIANTE DELE, E LHE PRESTARAM HOMENAGEM (Mt 2,11): reverenciar é oferecer espaço ao outro em sua vida. Os magos, certos da presença tão humana e divina diante de seus olhos e corações, entendem que toda alegria, o amor, a misericórdia, a justiça e a paz estão sendo semeados na humanidade através daquele menino Deus. Celebrar o natal é dobrar os joelhos diante da simplicidade real de um doce menino.

LEVANTE-SE, PEGUE O MENINO E A MÃE DELE, E FUJA PARA O EGITO (Mt 2,13): José é orientado a proteger sua família. Amar é dar proteção. A atitude exodal da família de Nazaré lembra-nos a importância de garantir proteção às nossas famílias. A importância dos pais em relação aos filhos. O natal é este tempo de prestarmos atenção a respeito de quais são as situações de morte que perseguem nossas famílias, e não ter medo de enfrentá-las. O tempo de natal é propicio para “retirar-se” com a família para ler os sinais dos tempos para que, em plena consciência, em tempo oportuno, saber as lutas que precisarão ser eenfrentadas para manter a vivacidade da família.

LEVANTE-SE, PEGUE O MENINO E A MÃE DELE E VOLTE PARA A TERRA DE ISRAEL (Mt 2,20): o natal devolve-nos o chão. É o tempo mais favorável para estarmos com nossas famílias, em nosso primeiro lar. Regressamos de todas as lutas, conquistas, decepções, tristezas, esperanças. O cheiro da terra se confunde com o cheiro da família. Tudo nos faz voltar às histórias do passado recente vividas em família, e contamos aos nossos  o que temos vivido. Ceamos em unidade, rezamos com maior devoção. Nossa casa torna-se uma extensão da casa de Nazaré, nossa família recebe a família nazarena e percebemos que o Natal é um acontecimento verdadeiro dentro de nossa casa, de nossa Nazaré.

É NATAL EM CASA

LÁ NO CANTINHO, O PINHEIRINHO.
A SEUS PÉS, O PRESÉPIO.
SOBRE A MESA, A CEIA.
NAS PAREDES DE CASA O CHEIRO DE FAMÍLIA.
NAS PALAVRAS, A SAUDADE.
NA ORAÇÃO, A ESPERANÇA NOS ALCANÇA.
NO CÉU, AQUELA ESTRELA.
NO CORAÇÃO, A ALEGRIA DE ESTARMOS JUNTOS.
NAS MÃOS, O AFETO.
NO CALENDÁRIO, TAMBÉM LÁ EM CASA, É NATAL.

Pe. Ederson Iarochevski

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: