SIM, CELEBRAR FAZ BEM

blog-pe-ederson-27112015

Como faz bem para uma pessoa descobrir que celebrar é essencial para a vida. As pessoas mais sadias que conheço, celebram. Celebram a vida, os amigos, o trabalho, a fé que se professa, a pertença a uma comunidade, a vitória do seu time, as conquistas dos familiares.

Para celebrar na vida não precisamos estar com tudo resolvido e organizado, como se a festa fosse uma consequência da perfeição alcançada. Celebramos para alimentar nossa alma com uma energia boa que nos torna “mansos” em relação às dificuldades que temos vivido. A festa não paga nossas dividas, mas nos ajuda a ficar menos em divida conosco mesmo.

É verdade que a festa não resolve nossos problemas. Mas, celebrar tem um poder curativo. Alimentar a alegria com uma boa conversa, fortalecer as raízes com lembranças que marcaram nossa vida, dançar em um ritmo que nos torna mais leves, cear com aqueles que queremos bem e que fazem parte do rito de comensalidade da vida: comemos o alimento preparado e nos alimentamos afetivamente dos corações que significam em nossa existência.

Não querer celebrar é não querer viver bem. Pessoas que não se permitem festejar os momentos importantes da vida tornam-se amargas, ranzinzas, chatas e negativadas. Vivem a partir da opinião amarga de que quem celebra não tem  mais o que fazer. É triste, mas há muitos que, por não celebrar a vida e seus acontecimentos, estão à beira de um colapso emocional.

O tempo de Natal está chegando e teremos mais uma oportunidade de celebrar. Voltar para nossa casa, reencontrar familiares, cear juntos, rememorar o passado, esperançar o futuro. É um tempo e que voltamos a ser nós mesmos. E, para isso, é preciso permitir-se celebrar. Por isso, tome sua agenda e se organize para celebrar a vida com os seus.

Padre Ederson Iarochevski

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: