«NÓS» DE CONFIANÇA

Antônio Poteiro - Ciranda no Céu

Antônio Poteiro – Ciranda no Céu

Peça a Deus que abençoe seus planos,
e eles darão certo
(Provérbios 16,3).

Confiar é um gesto que revela consciência amadurecida. É desapegar-se do “eu” para envolver-se em um “nós”.  Os laços que moldam a confiança são naturais e sobrenaturais. Naturais são aqueles que durante o dia-a-dia nos favorecem e fazem confiar nas pessoas que convivem conosco. Por exemplo, o caroneiro que confia no motorista, o filho confiante na alimentação saudável que a mãe prepara, o educando que confia nas verdades ensinadas pelos educadores. Assim, vamos nos convencendo de que há laços de confiança naturais que, com o passar do tempo, se fortalecem entre nós.

Mas, também há a confiança sobrenatural, quando nós enlaçamos nossa mente e coração com uma força que já não é somente humana, mas também divina. Aquele momento em que descobrimos, a cada passo que a vida dá, que não podemos depender somente das forças naturais que possuímos, mas, vamos além, nos entregamos conscientes a uma força amorosa que nos impulsiona para frente, qualifica nosso entendimento sobre a vida, e nos fortalece diante das intempéries físicas, emocionais, psicológicas, espirituais que o ritmo, às vezes acidentado da vida, nos faz questão de apresentar.

Confiar nossa programação de mente e coração a Deus é deixar-se orientar pelo caminho da bondade, da mansidão, serenidade, justiça e amor. Como alguém poderá dizer que confia em Deus e se flagela com seus comportamentos negativos e também fragiliza os outros? Confiar em alguém é deixar-se moldar por aquele no qual depositamos confiança. Então, confiar em Deus é nos modelarmos segundo o desejo de Deus e, quanto mais confio mais parecido fico com quem estabelece laço de confiança comigo.

Confiar nossos projetos, sentimentos, pensamentos e sonhos a Deus não nos livra dos esforços pessoais que precisamos fazer para que as coisas aconteçam, mas, nos faz dar sentido maior a todos os acontecimentos. Confiar é estar certo de que mais alguém aposta em você. Confiança é um atestado de fidelidade de um para com o outro e nas coisas que se procura realizar. Deus sempre confia que sua mais nobre criatura, dotada de dons especiais, vai dar continuidade ao seu projeto de amor e justiça na terra. Assim, toda vez que digo que confio minha vida ao Senhor Deus, afirmo que tudo o que penso em viver está ligado intimamente ao que Deus quer de mim.

Confiar é aproximar projetos que nos unem e nos põem em comunhão. Assim sendo, a pessoa que confia costura em seu interior a certeza que seu futuro não é somente seu, mas está conectado àquele que está enlaçado consigo através dos “nós” de confiança.

Pe. Éderson Iarochevski

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: