PENSE MELHOR: REFORME O PENSAMENTO

É preciso reformar o pensamento para garantir que ele tenha credibilidade, tenha vida. Somos assim mesmo, seres em reforma permanente. Não atualizar a maneira como se pensa é um grande risco. Nada mais prejudicial à vida do que a incapacidade de repensar-se a si, aos outros e o mundo. Alerta Henri Bergson:“Pense como um homem de ação, atue como um homem de pensamento”.

Fascina em Jesus a capacidade de pensar a vida de outro ângulo. Ele pensa como Deus pensaria. Quando Jesus pensa e reflete sobre uma situação é Deus mesmo pensando. Em todas as palavras, atos, parábolas,  Jesus está afirmando a presença do Reino de Deus. É na práxis de Jesus que ele apresenta um novo pensar diante da vida: conduz o pensamento dos homens próximo do jeito de pensar de Deus. Se nossos pensamentos não são os pensamentos de Deus mas nos fazem encontrar com Jesus, podemos afirmar que estamos bem mais perto do pensar de Deus. Pensar como Jesus pensou é entrar na dinâmica criativa de Deus.

Quando pensamos, sozinhos, em Reino de Deus, por exemplo, corremos o grande risco de associar o projeto de Deus com o projeto dos homens. Nossa forma de pensar é limitada. Enquanto pensamos em um determinado espaço geográfico habitado por cidadãos, o Reino de Deus é pensado a partir do ecúmene, ou de todo o mundo habitado pelos homens. O que nós diminuímos, Deus expande.

Pensar o Reino de Deus

Reino de Deus é a presença de Deus entre os homens, presença salvífica, ativa e encorajadora, afirmada e acolhida alegremente pelos homens. Reino de Deus nada tem a haver com invasão, violência, terrorismo. É presença salvífica livremente oferecida por Deus e afirmada pelos homens.

E como podemos confirmar essa presença salvífica?

Esta presença torna-se concretamente visível na justiça e em relações de paz entre homens e povos, no desaparecimento das doenças, injustiças e opressões, em novidade de vida que expele tudo o que estava morto e era mortal. Reino de Deus é a nova relação de conversão do homem com Deus que se expressa no novo tipo de relações estabelecidas entre os homens em vida em comum reconciliada em ambiente natural pacífico. Reino de Deus é a eliminação do doloroso contraste entre governantes e governados. Reino de Deus é a libertação integral do homem. Tudo o que limita o homem para sua realização com filho de Deus é deixado para trás. Reino de Deus é novidade que não se acaba. E felicidade que não passa.

Bem-aventurados vós, os pobres, pois pertence a vós o Reino de Deus” (Lc 6,20). Aqui, pobres tem o significado, no sentido socioeconômico, de pessoas destituídas de meios e oprimidas. O fato de que a prática do Reino de Deus da parte de Jesus era a boa notícia para os pobres e repudiados não significa, porém, que o “Reino de Deus e sua justiça” (Mt 6, 33) seja diretamente para esses pobres libertação da pobreza, da falta de meios e da opressão. Significa que Jesus arranca os pobres do autodesprezo por serem marginalizados.

Como afirma o teólogo Jung MoSung “a dor da fome se mata com a comida, mas, a dor da humilhação de passar fome é uma dor que não passa”. Jesus restitui-lhes a dignidade de homens e filhos de Deus. Aquele que, numa sociedade em que é deixado à margem como leproso, contemple alguém como Jesus que vem ao encontro com boas intenções e lhe oferece “comunhão de mesa”, é arrancado do autodesprezo em conseqüência da marginalização social. O teólogo E. Schillebeeckx diz: “a pessoa humilhada, desprezada e repudiada, que recebe de alguém as boas-vindas, por ele é acolhida e toma com ele um copo de vinho, sente-se animada em sua humanidade e definitivamente aceita, e ousa voltar a sorrir”. Assim os pobres e desprezados são redimidos e libertados por Jesus. É o Reino de Deus acontecendo concretamente.

Éderson Iarochevski

 

Anúncios

Tags: , ,

2 Respostas to “PENSE MELHOR: REFORME O PENSAMENTO”

  1. Joi Says:

    Ótimo texto Éder!!! Repensar e aceitar mudanças nos faz crescer positivamente! abraço!

  2. MARIA Says:

    JESUS, meu DEUS humano, Ele que se fez carne, buscou igualdade e dedicou-se aos necessitados. Este texto, me fez repensar, pois buscamos sempre fazer o melhor, mas somos humanos e pecamos em pensamentos, palavras e ações… O Reino de Deus se concretiza através de nós. E o que estamos fazendo para minimizar o sofrimento de nossos irmãos? Em meu lugar o que faria Jesus???

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: