NÃO SOMOS DE UM TEMPO SÓ

Novas folhas - Alex Kratz

Não somos de um tempo só. Somos o resultado da confluência do passado, do presente e do futuro.  Negar o passado é rasgar sua identidade, cortar suas raízes, matar a história construída e que lhe trouxe até este determinado tempo. Rejeitar o presente é viver alienado num um tempo e lugar que não existem, querer fugir sem, na verdade, ter para onde escapar daquilo que é, por direito, seu bem principal. Não considerar o futuro é oferecer um testamento antecipado à sua vida, é morrer simbolicamente, é deixar de ser aquilo que ainda você poderá ser, é assassinar a capacidade criativa de sonhar.

Nossa vida é um movimento que avança para frente. Não podemos decidir parar ou voltar para trás. Mas é preciso saber que tudo aquilo que passou e os acontecimentos atuais não podem ser desconsiderados. Somos o resultado de tudo o que aconteceu e acontece. O amanhã melhor que queremos será fruto de todo um caminho já percorrido. Passado, presente é futuro devem andar juntos. Nenhum pode menosprezar o outro. Mas, para que cada um tenha seu valor e garanta seus bons frutos, é necessário dar-lhes o devido respeito e atenção.

Passado, presente e futuro – tempos da gente

Muitos sofrem com o passado. Mágoas, ressentimentos, projetos abortados, palavras não ditas, traumas, enfim, tantas formas de ficar aprisionado num tempo que não volta mais. É claro que todo sofrimento deixa suas marcas e elas nos acompanham para sempre, mas é possível superá-las quando pensamos de um jeito certo aquilo que nos aconteceu. Se algo não saiu como você queria, não é motivo para deixar de buscar o que o fará mais feliz. O que nos trouxe até o tempo presente nos ensina: o que deu errado é desafio para na próxima vez fazermos com mais atenção para acertar e garantir o bem, a nossa vida. O passado pode ser, de verdade, um amigo que ensina a não ter medo de recomeçar.

Quantas pessoas dizem ser apenas o presente o que importa. O carpe diem (viva o dia) de Horácio está em alta. É aproveitar o dia e esquecer que amanhã a aurora nos chama para novamente viver. Viver tudo em um só momento, fazer de uma festa, de uma volta de carro, de um passeio a grande aventura e, assim, colocar em risco a vida. O tempo presente é um grande presente. É ele a garantia de que estamos vivos. É ele que exige bom discernimento diante das situações, bons projetos para se realizar no decorrer dos dias, é ele que deseja que valorizemos o que foi bom e não tenhamos medo do que ainda não chegou. O tempo presente é amigo que nos acompanha e nos quer vivendo com olhos voltados para frente. O seu maior presente é garantir a cada um que não somos apenas fruto do que acontece agora, mas sim somos uma simbiose com o passado que nos fez aqui chegar, e do futuro que almejamos viver.

Medo do futuro. Do que ainda não é nosso. Fazer do amanhã um mistério. Se esconder para não enfrentar o desafio de viver o amanhã. Sofremos com aquilo que não preparamos. Não há o que temer em relação ao futuro. Ele apenas precisa de nossa consideração. O futuro é preparado através do passado e, principalmente, do presente. Pensar, planejar, projetar o futuro é dizer sim à vida. Quando o amanhã nos interessa, a vida ganha sentido. O futuro é o amigo que nos espera para que com ele possamos viver dias melhores, tempos melhores.

O passado, o presente e o futuro são como amigos que podem nos conduzir à uma vida melhor de se viver. Basta tecer um bom relacionamento com cada um deles. Não desmerecê-los é possibilidade de crescimento, de desenvolvimento pessoal. Afirmou Epicuro, filosofo grego: “as pessoas felizes lembram o passado com gratidão, alegram-se com o presente e encaram o futuro sem medo”.

Éderson Iarochevski

Anúncios

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: