SABER VIVER É SABER ESPERAR

Solidão Criativa (Guido Cadorim)

Esperar por algo ou alguém é um exercício saudável, mas exige disciplina. Vivemos um tempo de poucas esperas. Muito se perde quando não se dá o tempo necessário para que as realidades que desejamos cheguem até nós. A pressa afasta o que precisa de tempo para chegar. Há pouca espera quando começamos um curso e logo queremos dominar todo o conhecimento. A pressa consome um relacionamento quando, em poucos dias, os que vivem o processo de se conhecer já se dão o direito de dizer que se amam e que não viverão mais um sem o outro. O amor não se manifesta em poucos dias! A pressa maltrata quando ousamos definir alguém logo à primeira vista, e assim perdemos a oportunidade de conhecer verdadeiramente uma pessoa. A pressa nos faz guardar mágoas ao sairmos de perto de uma pessoa com quem tivemos conflito e não oferecemos um tempo para que se esclareça o que nos fragilizou.

Muito se perde, na pressa de viver. Viver é um tempo que vale gastar, por isso é necessário dar o devido tempo a tudo o que fazemos.

Saber viver é saber esperar. A Palavra de Deus nos recorda que “Há um momento para tudo e um tempo para todo propósito debaixo do céu” (Ecl 3,1). A generosidade de Deus não define o tempo para que façamos o que almejamos. É nós, em nossa liberdade, presente de Deus, que decidimos o tempo para cada coisa.

Então, por que vivemos na pressa?

Entramos na lógica do mercado que, a cada minuto, oferece uma novidade para os consumidores. Grande número de pessoas vive desta forma. A pressa de se tornar novidade para alguém nos faz envelhecer precocemente e, assim, deixamos de viver a vida de uma forma sadia e em tempos certos. Muitos são aqueles que na sua agenda não têm espaço para sua família, para um passeio, um descanso, uma visita a um amigo querido. Dominados pela pressa, perdemos o encanto pela vida que passa.

É preciso saber que o exercício da espera nos deixa:

Mais saudáveis: a ansiedade deforma a alma. Como um câncer vai agredindo uma célula, o mesmo a ansiedade faz com a alma. Quando damos tempo ao tempo, ficamos mais saudáveis porque evitamos apressar aquilo que chegará, mas no tempo certo. Saber esperar garante saúde para a mente e o coração. A pessoa deve até dormir e comer de um jeito certo, caso contrário torna-se amante da insônia e escravo da geladeira. Quando sabemos esperar, nosso corpo sofre menos, nossos pensamentos são mais coerentes e não confundimos sentimentos.

Mais dispostos a amar: o amor reclama tempo para existir. Ninguém conquista alguém em apenas um dia. É preciso viver o tempo da espera que o amor exige. Amor é realidade onde histórias se confluem. Ninguém ama na correria. O amor é exigente, mas é paciente. Quem ama de verdade sabe que amores não nascem de improviso. Ele precisa de tempo para se estabelecer. O amor é como o sonho de construir uma casa: começa na mente, vai para o papel, depois, aos poucos, vai se construindo e somente a um tempo de muito trabalho e paciência chega-se à morada tão sonhada. Ainda assim, sabemos que reformas precisarão acontecer no decurso do tempo. Amar é como construir uma casa. Nunca estará completamente pronta, perfeita. Mas tudo aquilo que se vai construindo é valorizado porque se ofereceu o tempo para que o sonho pudesse se tornar tão bela realidade.

Mais sábios diante da vida: é a sabedoria que faz uma pessoa evoluir. A sabedoria faz com que a pessoa possa fazer o discernimento necessário para que suas escolhas não o traiam. Ninguém nasce sabendo, ensina a sabedoria popular. A sabedoria nasce de uma vida vivida. Sabedoria é fruto de uma maturidade conquistada no passar do tempo. O que sou hoje é resultado de uma caminhada. O que sou está conectado com o que fui.

O sofrimento se instala quando não permitimos aprender com o tempo. “O tempo que passou não interessa, e o tempo que virá, demora muito. É só o presente que vale”: pensar assim é colocar em risco a possibilidade de tornar-se sábio diante da vida. Ninguém é sábio por acaso: a sabedoria é filha do tempo. Oportunize o tempo certo é será verdadeiramente sábio.

Não sejamos dominados pela pressa, mas encantados pelo tempo necessário que garante sentido e significado à nossa vida.

Éderson Iarochevski

Anúncios

Tags: , , , , ,

Uma resposta to “SABER VIVER É SABER ESPERAR”

  1. Maria de Fátima Says:

    Ederson… Continue sendo esta pessoa iluminada,caminhando e esperando a realização dos teus sonhos. Com carinho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: