PESSOA SAUDÁVEL – CORPO E ALMA SADIOS

Dançarina - Gino Severini - 1915

Você pratica algum tipo de exercício físico? Com que freqüência? Você sabia que, no mínimo, três vezes por semana, deveríamos nos dar o tempo de nos exercitar? Estas não são perguntas chatas para incomodar quem é fã da ociosidade e praticante do sedentarismo. São questionamentos que alertam as pessoas para que possam perceber qual atenção dão à sua condição física, sua saúde. As ciências do esporte e da saúde apresentam a atividade física como um passaporte para uma qualidade de vida maior. A prevenção de doenças, produtividade, bem-estar, adoção de hábitos mais saudáveis no cotidiano, a disposição em viver os acontecimentos que a vida proporciona são frutos de atividades físicas regulares. Enfim, atividade física rima como qualidade de vida.

O autor da carta aos Hebreus, recordando o profeta Isaías (Is 35,3) diz:“Reerguei as mãos enfraquecidas e os joelhos trôpegos; endireitai os caminhos para os vossos pés, a fim de que o manco não se extravie, mas antes seja curado” (Hb 12,12-13). Aqui, logicamente, o conselho não é procurar uma academia para que com exercícios físicos se possam fortalecer o que está demasiadamente enfraquecido, mas sim, a busca por exercícios espirituais que devolvam a qualidade de vida, a saúde espiritual, o sentido de ser/conviver em comunidade, o sentido de ser filho de Deus.

Os exercícios espirituais fortalecem e reanimam a pessoa na sua essência. Um corpo saudável pressupõe o mesmo amor para com a alma: não há corpo sem alma, nem alma sem corpo. Se o corpo estiver sarado, mas a alma ferida, não haverá qualidade de vida, a saúde fica debilitada. A pessoa pode ser muito resistente no que se refere à força, mas quaisquer pensamentos enlameados, sentimentos desordenados, atitudes ríspidas o afetam porque seu “ser” está totalmente flácido, o coração obeso, sem ritmo, fora de forma. Há, e muito, a ociosidade e sedentarismo diante dos exercícios espirituais. A oração é um exercício exigente, mas necessário para saúde do corpo e da alma.

Santo Inácio de Loyola, ao comparar os exercícios espirituais aos exercícios físicos, toma consciência de que é pelos exercícios físicos, que não se inventam, mas se repetem, que a pessoa adquire habilidades físicas. É pelo exemplo do treinamento físico que ele propõe os exercícios espirituais como um centrar e descentrar-se na presença de Deus. A oração faz com que a pessoa centre o foco em Deus. Mas este centrar-se exige da pessoa treinamento.

Exercícios espirituais: alma “definida”

Modelar o corpo para a cultura do tamanho “p”, este é o grande objetivo de muitos que estão lotando as academias, infelizmente. Claro que, atualmente, há uma conscientização de que o exercício é realizado em prol da saúde e qualidade de vida, e não apenas para ajustar o corpo às tendências da moda. Os exercícios espirituais, falando especificamente do exercício da oração, também têm a função de modelar a pessoa. Mas quem modela é o Espírito Santo, que dinamiza e atualiza a presença de Deus na vida da pessoa. E assim, Deus passa a envolver cada vez mais a pessoa, atraindo-a a Si pela sua graça.

Os exercícios físicos ajudam a eliminar as impurezas, retirar do organismo as substâncias tóxicas, expulsar tudo aquilo que possa roubar a saúde. Os exercícios espirituais convidam a pessoa a treinar para eliminar o que intoxica a alma, o coração,  todo o corpo.  Nos exercícios físicos você pode errar e recomeçar. Nos espirituais também acontecerá de não acertar, mas o que importa é o exercício enquanto tal. O treinamento vai gerando habilidades para o recolhimento e concentração.

Assim como a execução de uma música libera o dançarino, da mesma forma os exercícios espirituais liberam e concentram a pessoa orante cada vez mais no objetivo que ela se propõe: contemplar Deus. O segredo dos exercícios está na sua repetição. Assim como a música marca o ritmo do bailarino, da mesma forma a Palavra de Deus, contemplada na oração, marca o ritmo da pessoa orante. Pela repetição, o movimento vai adentrando cada vez mais até se tornar algo espontâneo, livre, soltando a pessoa em sua confiança interior.

Exercícios espirituais não devem ser apenas três vezes na semana. É preciso que seja um recurso habitual, diário. As mãos enfraquecidas precisam de exercício para que possam firmar suas marcas no tempo através das ações que atualizam a Palavra de Deus no mundo. Aos joelhos trôpegos, desequilibrados, são necessários exercícios espirituais para que a pessoa possa manter-se equilibrada. Joelhos encarangados podem oferecer problemas sérios à coluna vertebral e, até mesmo, aos rins. Joelhos “bambos” também podem provocar grandes tombos na vida e as dores e sofrimentos serão inevitáveis. Exercícios espirituais fortalecem a pessoa para manter-se equilibrada em seu modo de pensar, sentir e agir. Para os pés, símbolo de disposição e missão da pessoa que se faz peregrino, os exercícios espirituais dinamizarão o ser discípulo-missionário pela causa do Reino de Deus. Os exercícios espirituais, referindo-se principalmente à oração, são uma condição para que a cura dos corações e mentes possa acontecer por ação do Espírito Santo.

Se é preciso eliminar impurezas do corpo, também o é na alma, no coração. Pela “porta estreita” entram pessoas com alma leve, magra, bem cuidada, exercitada. Por isso é no exercício da oração que iniciamos o acesso à porta estreita, caminho de salvação. Só entrará quem se esforçar. Diz o Senhor Jesus: “esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois eu vos digo que muitos procurarão entrar e não conseguirão” (Lc 13, 24). Vamos à academia, mas vamos à igreja participar da comunidade também. Vamos cuidar do corpo, mas exercitemos a alma, o coração, o espírito. Sejamos fortes e saudáveis de corpo e alma. Numa palavra: sejamos pessoas saudáveis.

Éderson Iarochevski

Anúncios

Tags: , , , , , , , ,

Uma resposta to “PESSOA SAUDÁVEL – CORPO E ALMA SADIOS”

  1. Maria de Fátima Says:

    Passei para dar uma olhada no teu Blog e lendo te Parabenizo pelos Temas abordados, você continua cada (dia) mês, sendo mais iluminado pelo Espiríto Santo. É com certeza: Que através dos excercícios Espirituais (nossas orações diárias) que nós alimentamos (curamos) para seguir o Caminho certo e obtermos a Salvação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: