FAMÍLIA – SONHO DE DEUS

A família árvore da vida - Kadir Nelson

Vivemos numa realidade que desconsidera a vida familiar. O individualismo é a sombra que procura, com todas as forças, ocultar as relações que só podem ser construídas num lar. Creio que a maioria de nós traz em si as marcas saudáveis dos ambientes familiares onde vivemos: mas, o futuro não garante que os filhos do amanhã receberão a herança bela e repleta de vida que é o seio familiar.

Diante de uma realidade que desvaloriza e desfigura a família, é necessário perguntar: com que família que sonhamos?

Somos imediatamente levados à presença do ícone perfeito de família, José, Maria e Jesus. É Deus que reúne esta família. Nasce da vontade divina e do esforço humano. Família é fruto da graça e da vontade. É sonho de Deus e querer dos homens e mulheres de todos os tempos.

Mesmo respondendo ao chamado de Deus para realizarem na terra o sonho de ser família, as adversidades se fizeram presentes aos escolhidos de Nazaré. Quando Maria sentiu-se perturbada por tudo o que iria acontecer, o anjo, enviado do Senhor, garantiu-lhe a presença e graça do Pai do céu. Quando José quis fugir dos planos de Deus veio-lhe o anjo do Senhor e garantiu segurança diante do medo. Quando o Menino se perdeu, os pais não desistiram de procurá-lo até que o encontrassem e pudessem dele cuidar com amor e segurança, para que seu crescimento acontecesse em idade, graça e sabedoria diante de Deus e dos homens.

A realidade terrena apresenta muitos desafios para a vida de família, mas Deus tudo faz para que ela seja uma realidade verdadeira no mundo. Não faltará o auxílio divino para que se possa vencer os obstáculos.

Não existe Reino de Deus sem a experiência da família. Na família que nos acolhe ou formamos experimentamos, em parte, a família perfeita que nos espera na eternidade.

É válido que nos questionemos: deixamos nossa família ser moldada a partir do sonho de Deus que nos promete amor e comunhão, vida fraterna? Ou estamos descrentes da família enquanto espaço de vida?

Enquanto nós pensamos, na maioria das vezes, a família como um “agrupamento de pessoas”, Deus, fonte de amor e de vida, nela pensa como um espaço reflexo de seu amor. Amor que não nasce do acaso, mas das relações que se dão de forma perfeita na família original: a Trindade una e santa. Nosso Deus não é um Deus solitário. É um Deus que se relaciona, que se comunica.

É próprio do amor sonhar o amor. É próprio do amor se comunicar, se relacionar. Então é evidente que Deus não nos quer sozinhos, isolados querendo, cada um, construir sua vida. Ele sonha que cada pessoa possa fazer a experiência de amar e ser amado. De ser importante para alguém. E o espaço privilegiado para que essa realidade tome forma é a família.

Sempre é tempo de pensarmos a família como sonho querido por Deus. Somente assim as relações serão tecidas com fios verdadeiros. Os pilares que a sustentam são aqueles valores insubstituíveis do respeito, confiança, fidelidade, o amor pleno revelado no perdão.

A família, sonho de Deus e ardente desejo humano, terá um olhar que se volta para a mesma direção: a felicidade e a realização dos seus. A cumplicidade a fará se comprometer em amor e verdade com aqueles que dela fazem parte, formando um lar.

Sabemos que as relações de amor são trabalhosas. As diferenças incomodam e o convívio diário é desafiador. A garantia de que Deus abençoa todo lar é a certeza que vale a pena tornar real o mais belo sonho de Deus: ser família.

Anúncios

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: