EUCARISTIA – PÃO DA UNIDADE

Só participa, efetivamente e afetivamente, de uma festa quem abre o coração e deixa a alegria entrar. Corações livres se alegram e podem saborear tudo o que uma festa proporciona. Revitalizar a esperança, fortalecer a fé e crer, verdadeiramente, que a vida vale a pena ser vivida. A cidade de  Brasília está em festa, não só pelos 50 anos de fundação da cidade, como também pelo Jubileu da Arquidiocese de Brasília e pela realização de mais um grande evento eucarístico na capital federal: o XVI Congresso Eucarístico Nacional (CEN), de 13 a 16 de maio e tem como tema Eucaristia, pão da unidade dos discípulos missionários, e por lema: Fica conosco, Senhor! (cf. Lc 24,29).

O Congresso eucarístico vem confirmar que a Eucaristia é o pão da unidade. Na Eucaristia, Jesus é alimento que supera a divisão do mundo. Vive-se, nos dias atuais, situações que fragilizam, rompem, degradam, destroem as relações. Quanto sofrimento com as sementes amargas do preconceito, das divisões e da indiferença. São muitos os corações feridos. Coração de cada homem e de cada mulher que é excluído, de famílias que diariamente são bombardeadas por conteúdos que desfiguram os laços e colocam em dúvida a tão bela unidade querida por Deus, das comunidades que não são ouvidas, das nações que, exploradas pelos poderosos do mundo, são impedidas de viver democrática e participativamente seus direitos.

É na Eucaristia que encontra-se força para reatar os laços rompidos pelo mal que insiste em marcar presença em nosso meio. Jesus Eucarístico é dom aos filhos de Deus, “a fim de que todos sejam um” (Jo 17,21). Para viver a unidade é necessário e urgente cada discípulo missionário ser ungido pelo óleo da alegria que o Espírito Santo de Deus nos proporciona, e crescer nos cinco aspectos de sua vocação e missão: o encontro com Jesus; a conversão; o discipulado; a vida de comunhão e a missão apostólica (Documento de Aparecida 278). O Senhor nunca vem de mãos vazias ao nosso encontro: é só pedir e o Pai nos oferece tudo em sua graça e amor.

Fica conosco, Senhor!

O congresso fortalecerá  a convicção de que o Pão da unidade é vida dos Discípulos Missionários. Não há discípulo missionário solitário na missão. Ninguém irá sozinho. É pela Eucaristia que o homem e a mulher em sua missão são sempre mais eucarísticos porque, imitando o Mestre, fazem o mundo e toda a comunidade viverem uma transformação radical. Para viver no mundo das contraditoriedades, do individualismo, da concorrência e do lucro é necessário converter e convencer o coração de que é pelo caminho do serviço e do amor que a as situações desumanizadoras são vencidas.

Deus vence onde o discípulo e missionário faz as vezes de Jesus, isto é, está sempre preparado para abaixar-se e lavar os pés do irmão que mais sofre. Não há amor sem sacrifícios, não há amor sem sair de si. O amor acontece quando se vai ao encontro, quando a vida do outro está sendo cuidada e amada pela vida do discípulo missionário que não tem medo de perder a sua vida para salvar a vida de quem, todos os dias, morre aos poucos. Isso porque não tem espaço em uma sociedade que exclui e maltrata os pequenos e indefesos.

O Congresso chama a todos para, com fé e convicção, dizer: Fica conosco, Senhor. O cansaço chega, é verdade. Às vezes as sombras dominam e tudo fica embaraçado e não se reconhece o Senhor. Mas não se pode afastar da verdade que nos orienta e nos conduz: Jesus Cristo, vós sois o caminho, a verdade e a vida, ficai conosco.

Diante das fragilidades de nosso tempo, dos modelos de sociedade que não apontam sinais de esperança para um mundo melhor, de líderes que não pensam no  bem comum, em pregadores que exploram as consciências e torturam os corações de seus fiéis, diante de uma profunda mudança de época: Ficai conosco, Senhor! Que os olhos dos discípulos e missionários, pelo poder da Eucaristia, possam divisar um novo mundo. Sejamos encharcados pela esperança  de que em meio às sombras o ressuscitado permanece vivo no seio da humanidade.

Anúncios

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: