A VOCAÇÃO OU, DEUS QUER NOS VESTIR COM SEU AMOR

Deus quer nos revestir de amor - Emile Salom

No filme: Preciosa – Uma História de Esperança (Precious, 2009), uma jovem de 16 anos, trazendo na sua pele as maiores agressões e humilhações que uma pessoa pode receber, teria todos os motivos para abandonar tudo e a todos, e se entregar ao doce veneno da morte simplesmente por não ver mais sentido em nada. No entanto, chega um determinado momento da história em que a jovem diz a si mesma: “eu preciso acontecer”. Ela, aos poucos, vai retirando toda a roupagem em que fora revestida no decorrer de sua história e vai se desnudando pra recomeçar uma nova vida revestida na certeza que a vitória irá chegar.

Quando dizemos: “sou vocacionado”, estamos convencidos de que é Deus que nos chama, e chama cada um pelo nome (Is 43,1), ele nos conhece mais do que nós a nós mesmos. O encontro acontece porque Deus vem, é ele quem deseja se encontrar conosco, na plenitude do seu amor. No seu saber esperar, Deus quer ouvir de nossa boca “Senhor, quero ser teu, contigo para sempre estarei”. Somos templo onde Deus nunca se cansará de estar presente porque nos ama e nos quer felizes sempre. Deus nos espera silenciosamente, sem barulhos e estardalhaços, para que nos entreguemos inteiramente em seus braços e deixemo-nos modelar por suas mãos amorosas.

Todo chamado exige uma resposta. Preciso ter a coragem de dizer: “eu quero acontecer em Deus”. Não quero ser a fonte de minhas forças: é necessário se entregar a Deus para que ele seja a fonte de onde jorra tudo aquilo que precisamos para nos mantermos firmes na fé, no amor e na caridade. Mas, para que essa certeza possa revestir nosso coração e todo nosso ser é preciso se desnudar de tudo aquilo que nos impossibilita sermos revestidos pela Graça, pelo amor de Deus por nós.

Mesmo na certeza de que fomos chamados e no sim que damos, é importante estarmos sempre atentos, pois o perigo de colocar vestes erradas é um risco sempre a nos acompanhar. O mundo oferece algumas vestes que, ao primeiro olhar, parecem ser como mantos usados pelos reis e nos permitiram muitas coisas interessantes: holofotes para ser destaque sempre, a necessidade compulsiva de ser celebridade, o viver pensando somente em si para não precisar cuidar de alguém, a busca incansável pelo prazer insaciável, o consumo compulsivo que escraviza, a ditadura da estética – estar bonito 24 horas, todos os meios químicos para rejuvenescer o físico sem dar atenção para o rejuvenescimento da mente e do coração. E ainda outras vestes que, no fim, se transformam em amarras a nos impedir viver e responder ao chamado verdadeiro de Deus que nos convida a sermos revestidos pelo seu amor e, ao vivermos neste mundo, descobrir a alegria de estarmos envolvido na certeza de sermos renovados em Deus. Só quem se permite ser revestido pelo amor pode amar.

Somente a Graça e a certeza da presença real de Deus nos fazem viver verdadeiramente a vocação. Podemos, ousadamente, sair a pregar e evangelizar povos e nações, mas corremos o risco de nos lançarmos ao grande mar e nada pescar, justamente por que estamos empregando nossas limitadas forças e capacidades e, quem sabe, descartando a presença e companhia de Deus. Somente ele nos reveste com seu amor e nos faz portadores da Palavra que liberta e devolve a vida. Se podemos transformar o mundo em um lugar melhor para se viver é porque Deus nos capacita para que esse sonho torne-se real.

Estar nu diante da Palavra é viver o que o apóstolo Pedro viveu (Jo 21,1-13): a pesca só aconteceu a partir do momento em que ele reconheceu a presença de Jesus Ressuscitado em sua vida e deixou-se ser revestido pela Graça do Senhor. Ele se veste e se joga no mar. Se coloca a serviço e sabe que os frutos serão colhidos porque tudo o que está fazendo é fruto do estar revestido pelo amor, repleto de ternura e misericórdia de Deus.

Em nossa nudez, deixemo-nos revestir do amor divino. Nosso sim a Deus nos deixará sempre revestidos por sua Graça. E nossa vida acontecerá nas vestes que o Senhor nos oferece.

Anúncios

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: